20 de Novembro:dia da Consciência Negra e um Mártir Chamado Zumbi





O que representa o dia da Consciência negra? Representa a importância que os negros têm no contexto histórico, político, social, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Não podemos ignorar essa data, porque ela representa as raízes da nossa gente, comemorado no dia da morte do grande líder Zumbi, que deixou o seu legado de luta e batalha em homenagem àqueles que tanto contribuíram para o crescimento do nosso país.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
È um dia de reflexão,de  questionamentos a respeito  da participação do negro na  sociedade brasileira.
È um marco importante pois, devemos discutir a temática do Negro nas escolas, local apropriado para debates e questionamentos. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.
Temos que reconhecer e fazer acontecer a implantação do dia da Consciência Negra no Calendário Escolar, vejam:

A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.


Então, isso nos torna ainda mais comprometidos em debater, contar e ainda conscientizar nossos alunos para valorizar e reconhecer a imensa contribuição que os africanos trouxeram para o nosso país.


"A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas", . Estratégias simples, como a introdução de bonecas negras, podem ter um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos negros. "Revelar a África pela própria visão africana também surte efeito. O continente produz cultura, histórias e mitologia.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Portanto, vamos comemorar esse dia de conquistas, de conscientização, de vitórias!!!

Salve Zumbi dos Palmares!!!

Salve o povo brasileiro.

Zaira







Comentários

  1. O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil.

    Jeová Gama

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco de saudades daquele tempo!!

MODERNISMO EUROPEU

Escritor Gabriel García Márquez morre aos 87 anos