A realidade da escola pública brasileira
A realidade da escola pública brasileira
Não é de hoje que percebemos o quanto a escola pública brasileira
passa por enormes dificuldades, haja vista, a forma como os alunos se comportam
em sala de aula, o modo como se dirigem ao professor, como recebem os apontamentos, enfim, como se comportam em uma instituição pública chamada
"Escola".
Os desabafos e as inquietações dos professores são constantes, o
sentimento de desvalorização do profissional da educação por meio dos
governantes, tem tirado o seu estimulo para exercer a profissão, o descomprometimento
de alguns acabam contribuindo com o desinteresse dos professores em trabalhar
de forma significativa, contribuindo com que a profissão se torne insignificante,
sem valor e sem motivação.
A escola pública brasileira há muitos anos passa por problemas
sérios e bastante discutidos. E mesmo assim, os problemas continuam.
Ainda há muito que se pensar sobre a educação no país. Os planos
nacionais de educação têm um papel importante, mas ainda falham no diagnóstico
de como podem resolver os problemas que são apontados por professores,
dirigentes e alunos.
Além disso, é preciso ter cuidado com as avaliações que levam a uma competição entre alunos, escolas e países, mas sem garantir reais aprendizagens e inclusão dos brasileiros no processo educativo.
Além disso, é preciso ter cuidado com as avaliações que levam a uma competição entre alunos, escolas e países, mas sem garantir reais aprendizagens e inclusão dos brasileiros no processo educativo.
Enquanto professora da Rede Estadual de Ensino, verifico dia
a dia que o fracasso escolar tem desencadeado uma série de problemas nas
instituições a exemplo da indisciplina, da descrença, que podemos assinalar
tanto do aluno quanto dos pais, no que tange a esta instituição, o não
comprometimento por parte do governo com uma reforma educacional decente, que
valorize os professores,compromete a qualidade da educação.
Quanto à formação do professor entendemos que poderia ser melhor, em todas as etapas de formação, os docentes enfrentam restrições
ao aprendizado do próprio ofício. A universidade reserva a menor parcela do
curso a lições de como ensinar, a bibliografia sobre o assunto é
desproporcional à demanda e o tempo de aprendizado dentro da escola – apesar de
previsto em lei – é desviado para assuntos burocráticos, vez que, poderia acontecer de forma melhor,em que o
professor enquanto sujeito atuante e formador de opinião tivesse melhor preparo
funcional para enfrentar uma sociedade considerada desigual ou até mesmo por
não estarem claros, para a maioria dos educadores, os objetivos da escola
pública hoje. Que é de educar com qualidade, fazer o aluno aprender de modo significativo e formar cidadãos críticos, que estejam aptos a enfrentar uma sociedade desigual.
A culpa de não querer aprender é do aluno ou dos fatores externos
à escola? Muitas vezes tenho impressão que não estamos realmente sabendo para
onde estamos caminhando.
Contudo, vale ressaltar o tamanho da importância que a educação tem, no entanto, percebe-se a pouca importância que a ela é direcionada.
Somos sabedores que uma sociedade para ser justa e humana precisa ter bons professores, capazes de preparar bem todos os seus jovens, por isso, é urgente que governantes mudem os seus discursos e práticas, que sejam voltados para melhor servir e valorizar seus profissionais da educação.
Contudo, vale ressaltar o tamanho da importância que a educação tem, no entanto, percebe-se a pouca importância que a ela é direcionada.
Somos sabedores que uma sociedade para ser justa e humana precisa ter bons professores, capazes de preparar bem todos os seus jovens, por isso, é urgente que governantes mudem os seus discursos e práticas, que sejam voltados para melhor servir e valorizar seus profissionais da educação.
Nesse início de ano letivo, vamos refletir nesta triste realidade!
Vamos assistir alguns vídeos que retratam essa realidade no Brasil
e vejamos em outro país como acontece a educação pública.
Zaira Silva-----------------------Janeiro, 2014
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