Retrato da cultura Nordestina



III FESTIVAL DE LITERATURA  2012



Aconteceu no dia 02 de outubro, nas dependências do Colégio Estadual São Joaquim, um dos eventos mais aguardados pela classe estudantil  O III FESTIVAL DE LITERATURA 2012, COM O TEMA: LITERATURA BANDEIRA DA LIBERDADE.
Pautados na linda frase do mestre Guimarães Rosa, que sabiamente faz uma definição da vida de modo simples, porém muito profundo:
"A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem." Guimarães Rosa
 

E foi com essa coragem que os nossos alunos não recuaram em moderar, fizeram mais do que o esperado, ousaram dar o melhor de si.

Foi um verdadeiro sucesso. O estresse da organização passou por longe, as divergências de ideias também, isso tudo para culminar em um momento ímpar, lindo, recheado de cultura, embriagado por conhecimentos, que foi construido por eles mesmos, associados a uma riqueza de valores, afinal, como diz Guimarães Rosa:

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende"
Os stands, cada um mais lindo que o outro, as ornamentações  perfeitas, casando com cada tema, uma verdadeira sintonia que se convergia  numa festa de harmonia.
Tudo isso  associado ao comando  de alunos que conduziram o trabalho de forma orquestrada, organizada e liderado por uma equipe de líderes, que fizeram o máximo para que tudo acontecesse conforme o planejado, sucesso total. Haja vista , a quantidade de pessoas que vieram conferir a nossa proposta e certamente perceberam  a grandeza e a riqueza desse momento ímpar.
Cada visitante que chegava mostrava o  seu   encantamento,  ficavam embriagados com os temas, com as histórias, com os causos, a imaginação literaria e os vários mundos dos   autores com suas muitas histórias divididas em cenários personificados, haja vista as muitas vidas de tantos personagens, realmente a Literatura é um sonho dantesco, ou seja, o mundo das possibilidades, maravilhoso, um universo co-habitável, onde o que mais conta é a imaginação, o mundo das ilusões, dividido  entre tantos personagens e tantas vidas da ficção.

Um mundo multifacetado, cheio de encantos e novidades, uma colcha de retalhos extremamente colorida. Foi assim nosso evento. Um sucesso.
Os alunos, cada um mostrando com alegria, satisfação e criatividade o que aprenderam  e ensinando a  quem  chegava e tinha curiosidade de aprender e de se encantar com o  conhecimento.

Ademais, uma verdadeira festa pedagógica,colorida, animada povoada de pessoas, alunos, professores de muitas escolas convidadas, mães e pais de alunos,  curiosos, políticos, a exemplo de nosso prefeito Genilson Silva e do candidato e prefeito eleito Luís Vicente,vereadores,  nosso querido Padre João, veio ver de perto cada história, cada movimento, uma simpatia.
As apresentações serviram de motivação aos nossos convidados que aplaudiam os nossos aprendizes  enfaticamente.

Fiquei extremamente feliz e gratificada,  diante de uma multidão de pessoas que vieram  prestigiar e abrilhantar o nosso  evento.
Por isso, quero agradecer de coração  a todos os meus alunos  e alunos da professora Adriana, por tudo que fizeram, pois realmente entenderam o espírito do FESTIVAL, mostraram o melhor de cada um e muitas vezes fizeram do impossível o possível, a você meu aluno querido, muito obrigada, por mais um evento de sucesso, por mais um Festival de Literatura.

Beijo no coração.

Zaira Silva


Professora responsável pelo evento















































Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MODERNISMO EUROPEU

O momento de refletir!!!