MODERNISMO EUROPEU
MODERNISMO CONTEXTO HISTÓRICO O início do século XX poderia ser datado no ano de 1895 . esta "licença histórica "se explica pela importância que esta data teve na história das idéias artísticas que vieram depois . Nesse ano , o austríaco Sigmund Freud lançou o livro Estudos sobre a histeria , um marco importante na divulgação de suas descobertas científicas , que o levaram a constituir um novo ramo médico : a Psicanálise . Dedicada ao estudo do inconsciente humano , que guardaria a face obscura dos desejos do indivíduo , a ciência psicanalítica forneceu vasto material à Arte. A revelação da existência de um verdadeiro universo no interior da mente humana serviu de impulso decisivo para o surgimento de teorias estéticas baseadas na tentativa de expressão desse universo . Ainda em 1895, os irmãos Lumiére lançaram , na França , um nov invento : o cinematógrafo . Através dele , era possível registrar imagens em movimento , objetivo perseguido durante muitos anos por técnicos de ...
Boa Noite!
Ao assistir o vídeo percebo a preocupação legitima de Nóvoa, com a suspensão das aulas, por causa da pandemia, acredito que poderá causar desigualdades entre os alunos, pois nem todos têm condições de acompanhar. Dessa forma, poderá ocasionar um afastamento social, cultural e acadêmico, onde o isolamento das atividades causará desinteresse nos alunos, ocasionando, o abandono.
Nóvoa, enfatiza a importância de garantir a continuidade das aprendizagens de professores e alunos, e que não devemos, em nenhum momento deixar os alunos a mercê da própria sorte, é necessário buscar alternativas nos meios digitais para interagir com os alunos, afinal, vivemos na era da revolução tecnológica, que está a nossa disposição. Portanto, as ferramentas digitais nos une nesse momento de pandemia.
Ao dizer que " A Educação é um encontro humano, percebemos a sensatez, a sensibilidade extrapolando a formalidade da escola, deixa claro a necessidade do ser humano, que por mais que tenhamos outros mecanismos, o professor, a figura humana, é insubstituível. Mesmo reconhecendo a importância dos meios digitais e antenado com a tecnologia, enfatiza que a escola passará por transformação no pós pandemia, onde o professor terá que se reinventar. Nóvoa, deixa transparecer a necessidade dos encontros, dos dialógos, da presença física entre os pares.
Zaira Silva