Destaque 2010

Participar de um concurso para ser escolhida através de votação é algo bastante interessante, pois é, fui submetida a apreciação das pessoas e felizmente fui escolhida como"Destaque 2010, como professora da cidade de Sobradinho-Ba (TERRA DA BARRAGEM).
 Pois bem amigos, fui agraciada com esse destaque, e confesso-lhes que gostei muito porque nós professores, muitas vezes, fazemos um trabalho, que fica no anonimato de quatro paredes, de sala de aula apenas,  fora do foco popular e também da avaliação externa, dessa vez fui contemplada com essa escolha, e fui bem votada, talvez isso tenha ocorrido justamente pela forma que trabalhei no ano passado, fiz da sala de aula oficina de talentos, ou seja, alunos se empenharam em fazer um trabalho lindo, maravilhoso no "Festival de Literatura",tornaram-se amigos íntimos de Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Castro Alves,Tobias Barreto,Machado de Assis,Oswald de Andrade e tantos outros,conheceram suas trajetórias, suas obras e aí eles fizeram da escola um palco iluminado, um teatro, uma praça de poetas e poetisas,e desse modo, fizemos a diferença, os alunos amaram se apresentar, se mostrar.
Eu sempre digo aos meus alunos e aos meus amigos que ser professor não é nada fácil, é uma tarefa árdua, injusta muitas vezes, sem reconhecimento.
 Enfrentamos uma série de acontecimentos que  por  vezes sentimos um desânimo danado, mas de repente, surge aquela máxima de que o professor é um  formador de opinião, é um profissional capaz de transformar o cidadão em um ser consciente que pensa e que tem o objetivo de transformar o mundo em um mundo melhor.
 Baseio-me no princípio de que ser professor é trabalhar consciente com três partes distintas: a cabeça, o coração e pés no chão, porque precisamos ter sabedoria e conhecimento acadêmico para realizar um trabalho interessante e significativo (fazer o aluno aprender) e descobrir o prazer do saber e assim usar a cabeça e ter a certeza de que o nosso trabalho é algo necessário que faz a diferença em qualquer lugar; ouvir   o  coração e entender que o amor precisa ser semeado no nosso trabalho, deve haver a troca, a cooperação, o ensinar com amor, com paixão, a amistosidade do professor com o aluno; e por fim pés no chão para entender como nosso país trata a educação, a forma como somos valorizados e reconhecidos, para não se decepcionar com sonhos muitas vezes impossíveis, assim eu trabalho, assim eu vejo o fazer em sala de aula.
Contudo, quero externar o orgulho de ser professora e dizer que trabalhar com alunos é sempre um grande prazer,  eu gosto do meu trabalho, gosto de  pessoas, lido diariamente com sentimentos, com o humano e o ser.
Como bem disse Paulo Freire:"Professor é gente, aluno é gente", e assim sendo é necessário   um  olhar especial capaz de conscientizar e transformar com intuito de  construíirmos um lugar bacana para trabalhar com prazer.
 Enfim, que esse troféu" destaque" seja ainda o encorajador de um trabalho cada vez mais significativo onde faremos a grande diferença!!
Zaira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODERNISMO EUROPEU

O momento de refletir!!!