Dia do Trabalhador

Foto mostrando manifestações do primeiro de maio em 1886

Hoje é um dia muito importante para nós trabalhadores, homens, mulheres enfim, a todos que dão duro diariamente para sobreviver nesse mundo louco, onde o dinheiro tem uma importancia excepcional,e temos que correr atrás para sobrevivermos.
Mas o importante hoje é sabermos que a pessoa que trabalha diariamente deve ser uma pessoa feliz, pois trabalho é honra, é dignidade, é valorização do ser humano enquanto pessoa, porque contribui para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual.
Esse dia mundial do trabalho aconteceu exatamente em homenagem à greve geral que aconteceu no primeiro dia de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Nesta data, milhares de trabalhadores saíram às ruas para protestar contra as condições de trabalho, consideradas desumanas, a que estavam submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Naquele dia, várias manifestações movimentaram a cidade, mas a repressão ao movimento foi dura, resultando em prisões, vários feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a Polícia.

Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1 de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.

Então, para que esse dia fosse comemorado foi necessário aparecer essas pessoas guerreiras que tiveram coragem, ousadia para enfrentar os patrões e reivindicar por melhores condições de trabalho, graças a eles comemoramos esse dia como dia mundial do trabalho.
Na história do nosso país existem muitas histórias de lutas, de reivindicações de trabalhadores de todas as profissões.
Muitas coisas ainda precisam ser reconhecidas, muitas profissões necessitam de valorização, de atenção especial a exemplo dos professores que recebem um salário que deveria e poderia ser melhor, mais digno, afinal, nós professores temos importância essencial na vida das pessoas, no entanto, somos ainda pouco valorizados, infelizmente.
Diferente de outros países que sabem valorizar os seus professores, aqui ainda falta muito a ser feito, a ser visto.
Na Constituição de 1988, promulgada no contexto da distensão e redemocratização do Brasil após a ditadura militar (que perseguiu e colocou no mesmo balaio liberais, comunistas e cristãos progressistas), apesar de termos 80% dos tópicos defendendo a propriedade e meros 20% defendendo a vida humana e a felicidade, conseguiu-se uma série de avanços – hoje colocados em questão – como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, etc.
A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano.
O importante é não desanimar nunca mas, continuar lutando, reivindicando,se preparando sempre mais.
Avante trabalhadores brasileiros, heróis de um povo, de um BRASIL.

Zaira Silva

(Essa é a minha simples homenagem a todos trabalhadores brasileiros.)

Mártires de Chicago(nossa homenagem a todos eles)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODERNISMO EUROPEU

O momento de refletir!!!