Macunaima---Herói da nossa gente(alunos 3ºano)

O filme começa com o parto de Macunaíma, um herói preguiçoso. De tão preguiçoso, ele só começa a falar aos seis anos de idade. Na metade do filme, Macunaíma (interpretado por Grande Otelo) muda de aparência, sendo substituído por Paulo José. Outra personagem marcante é Ci, vivida por Dina Sfat, que no filme se torna uma guerrilheira.

Curiosidades
O filme permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia (escrita na primeira metade do século XX), com aparição de vários personagens do folclore brasileiro, tais como o Caipora.
Em sua mais nova versão, relançada em DVD no ano de 2006, a obra vem com um documentário sobre a construção da cidade de Brasília, também dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Um documentário que em 1967 foi censurado pelo conteúdo político.

Elenco
Principais prêmios e indicações
Festival de Brasília 1969
  • Venceu nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho).

Festival Internacional de Mar del Plata 1970 (Argentina)
  • Venceu na categoria de melhor filme.
<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/QduPWn4CPx0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Nota::Atenção turma é necessário ver o filme fazer as anotações, rever o assunto e fazer analises com o intuito de contextualizar. Bom trabalho.
Zaira




 

Filme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODERNISMO EUROPEU

O momento de refletir!!!